ANPUH-BA

Apresentação
A ANPUH é uma associação científica fundada em 1961, no Estado de São Paulo, que congrega professores e pesquisadores de História e tem por objetivos: o aperfeiçoamento do ensino de História em seus diversos níveis; o estudo, a pesquisa e a divulgação de assuntos de História; a defesa das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos históricos; a defesa do livre exercício das atividades dos profissionais de História; e a representação da comunidade dos profissionais de História perante instâncias administrativas, legislativas, órgãos financiadores e planejadores, entidades científicas ou acadêmicas (Estatuto da Associação / consultar In: www.anpuh.org).

A re-organização da ANPUH – Bahia foi construída durante o XXI Simpósio Nacional de História, realizado em Niterói, Rio de Janeiro, por iniciativa de diversos professores das universidades baianas, que se comprometeram a re-fundar o núcleo estadual. A associação foi reorganizada, efetivamente, durante o I Encontro Estadual de História, realizado em Ilhéus, em Assembléia Geral dos Associados, no dia 22 de julho de 2002. A ANPUH – Bahia tem Sede e Foro na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde funciona a Secretaria Executiva.

O quadro atual de associados da ANPUH, seção Bahia, é formado, fundamentalmente, de professores do ensino superior e de alunos de pós-graduação em História e áreas afins. Vale ressaltar que, segundo o Regimento, os alunos de graduação em História podem também se filiar à ANPUH.

A cada biênio, a ANPUH - Bahia realiza o Encontro Estadual de História, o principal evento do Estado e um dos mais importantes do Brasil. Nestes encontros, discute-se, basicamente, o desenvolvimento da pesquisa e do ensino no Brasil, em particular da Bahia. O último encontro, cujo tema foi “História: sujeitos, saberes e práticas”, aconteceu na cidade de Vitória da Conquista, na UESB, de 29 de julho a 1º de agosto de 2008. O próximo evento, o V Encontro Estadual de História, será realizado na cidade de Salvador.  

E-mail: • anpuhba@yahoo.com.br